segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tipos de avaliação

Aula 04 de avaliação em educação, do dia 24/10/09, a aula iniciou com a música de Raul Seixas "Sapato 36" e vídeo da TV Escola "Avaliando a Avaliação", o qual se refere aos três tipos de avaliação mais comum na escola que é a inicial, a contínua e a final.
Avaliação inicial é a avaliação que deve ser feita no início do ano letivo, para fazer uma sondagem com os alunos de como eles estãos em relação aos asssuntos vistos anteriormente isso é essencial para o bom desempenho da turma, que é começar pelos pontos fracos de cada aluno para não prejudicar ninguém em relação a aprendizagem.
Avaliação contínua, é a avaliação realizada ao longo do ano letivo, e é através dela que o professor analisa o desempenho de seus alunos ao longo do ano para melhorar no processo e conseguir alcançar um bom desempenho no final do ano com a avaliação final.
Avaliação final serve para avaliar qual foi o desempenho da turma no final do ano letivo e avaliar se os alunos realmente estão preparados para ir para a série seguinte.
Os alunos e professores precisam ver a avaliação como um meio para melhorar no processo e não no final, pois o processo de ensino e aprendizagem é contínuo e a avaliação também tem que ser.
A aula teve continuação com o documentário "pro dia nascer feliz", muito interessante para a gente avaliar a educação em vários aspectos observando várias escolas e vários pontos de vista em relação a educação e ao processo de ensino e aprendizagem.
Assim se encerrou a aula com a avaliação desse vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário