domingo, 21 de fevereiro de 2010

Aula 07 - Avaliação da aprendizagem escolar- um ato amoroso (19/11/09)

A avaliação da aprendizagem como um ato amoroso traz a avaliação na perspectiva amorosa, que tem por objetivo descobrir o nível de aprendizagem ao qual cada aluno se encontra e os incluí-los integrando o no espaço no qual eles estão inseridos, o professor e o aluno têm que se aliar para juntos superarem suas dificuldades, o aluno tem que compreender o professor e vice-versa, isso leva a motivação por parte do aluno de querer aprender sempre mais, vendo a avaliação como um meio de superar suas dificuldades não de se excluir, assim só aumentando seus problemas.
A avaliação para ser verdadeiramente um ato amoroso tem que representar a oposição ao nosso modelo social, pois a avaliação não pode ser um ato amoroso se a sociedade não é nada amorosa, então pelo jeito estamos longe uma avaliação amorosa, pois o que ainda se aplica hoje são provas servindo para excluir os alunos e classificá-los cada vez mais, diferentemente da amorosa que tem por objetivo avaliar o aluno para juntos achar um meio de superar as dificuldades encontradas pelo aluno na avaliação para ele se superar.
Então apesar das dificuldades encontradas na educação, professor e aluno tem que caminharem juntos para assim praticarem um verdadeiro ato amoroso e se ajudarem mutuamente com objetivos de crescerem juntos e se superarem a cada dia, passando a ver a avaliação como um meio de inclusão nessa nossa sociedade que por si só já é muito excludente.

Um comentário:

  1. Olá!!

    Pois é, não basta ter boa vontade para a realização da avaliação como um ato amoroso, seria necessário que a nossa sociedade também fosse inclusiva. Mas, enquanto isso não acontece, nos professores vamos fazendo a nossa parte.

    Saudações,

    Mácio

    ResponderExcluir